instagram arrow-down

Sobre nós

O Liberidade surgiu com a missão de trazer luz ao cotidiano dos idosos e escrever novos capítulos de velhas histórias. Afinal, se tudo correr bem, todos vamos envelhecer. E nada melhor do que saber aproveitar a liberdade que a maturidade proporciona.

Categorias

Posts recentes

Comentários recentes

Arquivo

Meta

Conheça três utensílios criados para facilitar a vida de pessoas com demência

A demência pode causar perdas neurológicas que fazem com que o paciente tenha dificuldade de realizar tarefas simples do dia a dia, como comer. Felizmente, algumas pessoas buscam formas de amenizar esses problemas. Confira três utensílios que ajudam muito durante uma refeição:

  1. Conjunto completo (Foto: Divulgação)

    Conjunto completo (Foto: Divulgação)

    Bandeja EatWell

Neste caso, não se trata de apenas um utensílio, mas de um conjunto deles. A designer Sha Yao foi a responsável por criar uma bandeja especial com pratos, colheres e copos pensados para pessoas com demência. A inspiração foi a própria avó, que sofria com o Alzheimer. Desde o formato até as cores de cada objeto, tudo foi feito pensando em uma forma de facilitar o ato de comer.

  1. Colher/Garfo contra tremores

A empresa Lift Lab, comprada pelo Google em 2014, desenvolveu uma colher em que a base possui um estabilizador. A ideia é bem simples: se a pessoa treme a mão para a direita, o aparelho direciona a ponta do talher para a esquerda, e vice-versa. O mesmo acontece se o movimento é para cima e para baixo. De acordo com a Lift Lab, o utensílio estabiliza em 70% o movimento. É possível usar como colher ou garfo.

  1. Xícara desenvolvida por Mileha (Foto: Divulgação)

    Xícara desenvolvida por Mileha (Foto: Divulgação)

    Xícara inteligente

O tio da designer indiana Mileha Soneji, que sofre com o mal de Parkinson, deixou de tomar café e chá com os amigos, algo que ele gostava, porque sentia de vergonha dos seus tremores e das vezes que o líquido acabava caindo da xícara. A solução que a sobrinha encontrou foi desenvolver uma caneca com a parte superior curvada para dentro, deste modo, o líquido volta para o interior da xícara em caso de tremor. Uma preocupação de Mileha foi desenvolver o objeto com um design que não o caracterizasse como um utensílio especial para uma pessoa com Parkinson.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Obrigado por se inscrever.