instagram arrow-down

Sobre nós

O Liberidade surgiu com a missão de trazer luz ao cotidiano dos idosos e escrever novos capítulos de velhas histórias. Afinal, se tudo correr bem, todos vamos envelhecer. E nada melhor do que saber aproveitar a liberdade que a maturidade proporciona.

Categorias

Posts recentes

Comentários recentes

Arquivo

Meta

“Demência é um problema de saúde que não podemos mais ignorar”, afirma atriz

Avó de Carey Mulligan foi diagnosticada há 12 anos com demência e, desde então, atriz passou a lutar pela conscientização da doença

É impossível compreender a dimensão dos sintomas de uma demência até que se conviva com um paciente. A atriz britânica Carey Mulligan entende bem isso e alerta: “Demência é um problema de saúde que não podemos mais ignorar”.

Leia mais: Entenda a diferença entre demência e Alzheimer

Com 31 anos, passou grande parte da vida ao lado da avó. Ela afirmou em entrevista à BBC que a avó é a pessoa que mais a influenciou depois de seus pais, mas muita coisa na relação das duas nos últimos 12 anos, quando a senhora recebeu o diagnóstico de demência e passou a se esquecer da própria família.

Carey Mulligan é uma atriz britânica conhecida pelos filmes “O Grande Gatsby” e “As Sufragistas” (Foto: The Graham Norton Show/ Reprodução)

“Ainda existem muitos mitos e preconceitos em relação à doença. Vez ou outra eu escuto pessoas dizendo que é parte natural do envelhecimento. E, infelizmente, muitas vezes o problema é alvo de piadas de mau gosto.”

A atriz acredita que é preciso educar mais as pessoas sobre a condição que atinge milhares ao redor do mundo. Isto seria essencial para uma melhor qualidade de vida aos pacientes e, até mesmo, familiares. “Um jovem crescer entendendo o que é a doença é um dos pontos mais importantes para criar uma geração ‘amiga’ da demência.”

Leia mais: Conheça três utensílios criados para facilitar a vida de pessoas com demência

De acordo com a ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer), a demência caracteriza-se pelo prejuízo cognitivo, podendo causar alterações na memória, desorientação em relação ao tempo e ao espaço, falhas no raciocínio, na concentração, realização de tarefas, julgamento e até na linguagem e comportamento do paciente. As formas mais comuns de demência são o Alzheimer e o mal de Parkinson.

  • Cadastre-se e receba nossas novidades!