instagram arrow-down

Sobre nós

O Liberidade surgiu com a missão de trazer luz ao cotidiano dos idosos e escrever novos capítulos de velhas histórias. Afinal, se tudo correr bem, todos vamos envelhecer. E nada melhor do que saber aproveitar a liberdade que a maturidade proporciona.

Categorias

Posts recentes

Comentários recentes

Arquivo

Meta

Documentário “Chico – Artista Brasileiro” é obrigatório para os amantes da MPB

Filme do diretor Miguel Faria Jr. conta de forma delicada e direta a história de Chico Buarque de Holanda, um dos maiores artistas brasileiros

Se você é amante da Música Popular Brasileira e ainda não assistiu ao documentário “Chico – Artista Brasileiro” esta é uma das coisas que deve estar na sua lista de “o que fazer em 2017”. A produção do diretor Miguel Faria Jr. conta de forma delicada e direta a história de um dos maiores artistas do País.

Leia mais: Comédia dramática “A Senhora da Van” emociona com história (quase) real

Chico Buarque de Holanda é o principal narrador de sua história, e o filme é completo por um excelente trabalho de pesquisa de imagens e entrevistas do cantor, além de vídeos que contextualizam a situação do País em cada fase de sua história.

São retratadas desde sua relação conturbada com o pai, o historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda, até a descoberta de seu irmão alemão, além das passagens por São Paulo, Rio de Janeiro e na Itália.

Carreira

Chico Buarque contou que começou a se apresentar as escondidas da mãe, a pianista amadora Maria Amélia Cesário Alvim, já que ela não gostava da ideia de seus filhos serem artistas. O pai entretanto, não ligava para isso. “Queria ser Tom e Vinicius e um pouquinho de João Gilberto”, afirmou o músico.

Foto: Divulgação

Em meio a carreira, não poderia deixar de contar sobre sua parceria com Tom Jobim e a participação na luta contra a ditadura que se instaurou no Brasil a partir do ano de 1964 – o que fez, inclusive, com que ele fosse procurar asilo na Itália.

Leia mais: Saiba como economizar sem deixar de ir ao cinema

O casamento com a atriz Marieta Severo, que durou trinta anos, também foi lembrado de uma forma feliz. Até porque a união resultou em três filhas, mas a família mesmo é retratada por um momento em que Chico canta com os netos Chico Freitas, Clara Buarque – filhos do também cantor Carlinhos Brown – e Lia Buarque.

Outra característica do documentário é que cada mudança de tema é marcada por artistas interpretando canções do próprio Chico. Participam Moyseis Marques, Adriana Calcanhoto, Mart’nália, Laila Garin, Milton Nascimento, Péricles, Ney Matogrosso, Maria Bethânia e outros.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Obrigado por se inscrever.