instagram arrow-down

Sobre nós

O Liberidade surgiu com a missão de trazer luz ao cotidiano dos idosos e escrever novos capítulos de velhas histórias. Afinal, se tudo correr bem, todos vamos envelhecer. E nada melhor do que saber aproveitar a liberdade que a maturidade proporciona.

Categorias

Posts recentes

Comentários recentes

Arquivo

Meta

Idosa ganha fama na Índia ao ajudar aldeia a parar de defecar a céu aberto

Kunwar Bai Yadav, que diz ter 105 anos, construiu um banheiro em sua casa e inspirou pessoas de sua regiãos a fazerem o mesmo

Sim, o título desta matéria está correto. Kunwar Bai Yadav, que diz ter 105 anos, mas que não tem registro que comprove sua idade, ficou famosa por ajudar a aldeia Dhamtari, na Índia, a acabar com o hábito de defecar a céu aberto.

A idosa vendeu seus pertences – alguns bodes e cabras – para juntar R$ 1,1 mil e construir um banheiro em sua casa. As pessoas nas vizinhanças se inspiraram no ato de Kunwar e também construíram toaletes.

Leia mais: Idosos comemoram aniversário de casamento com ensaio inspirado em “Up – Altas Aventuras”

Tudo começou quando o governo indiano mandou agentes de saúde até as aldeias e pediu que os moradores construíssem banheiros, como foi o caso de Kunwar. Por conta da idade avançada, a idosa não conseguia mais ir até a floresta fazer suas necessidades e resolveu construir um toalete em sua casa.

“Um funcionário distrital visitou a escola do vilarejo para fazer um discurso e falou sobre a construção de banheiros. Até aquele ponto, eu não sabia o que eram toaletes, mas pensei que a ideia de construir um parecia boa”, explicou a indiana, segundo reportagem da BBC.

Leia mais: Menina resolve falar com estranho e ganha um melhor amigo

O resultado foi que Dhamtari, que tem 800 mil habitantes, se tornou o primeiro distrito do estado de Chhattisgarh a se livrar oficialmente da defecação a céu aberto.

Na Índia, pelo menos 550 milhões de habitantes do país fazem suas necessidades em público por falta de banheiros. Para tentar acabar com esse hábito até 2019, o governo do país lançou, há dois anos, uma campanha nacional contra a defecação a céu aberto.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Obrigado por se inscrever.