instagram arrow-down

Sobre nós

O Liberidade surgiu com a missão de trazer luz ao cotidiano dos idosos e escrever novos capítulos de velhas histórias. Afinal, se tudo correr bem, todos vamos envelhecer. E nada melhor do que saber aproveitar a liberdade que a maturidade proporciona.

Categorias

Posts recentes

Comentários recentes

Arquivo

Meta

Pesquisa planeja mostrar melhor forma para cidades atenderem idosos no Brasil

Projeto será realizado entre 2016 e 2019, em Curitiba, por pesquisadores de duas universidades

Nos últimos 40 anos, o número de brasileiros com 70 anos ou mais aumentou cinco vezes no Brasil, passando de 1,7 milhão para 8,8 milhões, porém, pouco ainda se faz por essa parcela da população. Pensando nisso, uma nova pesquisa vai colher dados sobre como, onde e quando idosos caminham e realizam atividades diárias para entender como eles lidam com a vizinhança no dia a dia.

Leia mais: Museu do Futebol cria programa para melhorar atendimento aos idosos

De acordo com o site da BBC, o projeto Brazil-UK Healthy Urban Living and Ageing in Place (HULAP) será realizado entre 2016 e 2019 com 300 idosos, em Curitiba, por pesquisadores de saúde pública e de planejamento urbano da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Queen’s University de Belfast, da Irlanda do Norte.

A pesquisa ainda vai analisar informações sobre políticas em relação ao planejamento urbano, saúde e atividades físicas, tanto municipais quanto estaduais e federais, assim como as características físicas e sociais nos bairros da capital paranaense.

Leia mais: Americana que recusou tratamento de câncer para viajar morre aos 91 anos

Desta forma, a pesquisa quer avaliar o que está em torno da vida de um idoso e associar isso à saúde. Por exemplo, promover atividade física com mudanças no posicionamento de faixas de trânsito para pedestres, pontos de ônibus e banheiros públicos. Isso tudo para encontrar as intervenções necessárias para atender as pessoas da terceira idade e levar essa demanda até as prefeituras.

Melhor para todos se isso for de fato realizado, já que a expectativa de vida do brasileiro saltou de 53,3 para 72,8 anos.

  • Cadastre-se e receba nossas novidades!