instagram arrow-down

Sobre nós

O Liberidade surgiu com a missão de trazer luz ao cotidiano dos idosos e escrever novos capítulos de velhas histórias. Afinal, se tudo correr bem, todos vamos envelhecer. E nada melhor do que saber aproveitar a liberdade que a maturidade proporciona.

Categorias

Posts recentes

Comentários recentes

Arquivo

Meta

Pedestres idosos são os que mais correm risco em São Paulo

São Paulo, há muitos anos, é lembrada pelos congestionamentos quando se fala de transporte. São tantos carros e motos que a cidade parece se tornar pequena. O problema de se priorizar o transporte individual e valorizar mais os automóveis é que os reflexos podem se voltar contra nós mesmos.

De acordo com o Relatório Anual de Acidentes de Trânsito Fatais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), 1249 pessoas morreram em acidentes de trânsito no ano de 2014. Mais de 44% das vítimas eram pedestres. E mesmo que alguma pessoa só ande de carro ou outra escolha apenas o transporte coletivo, dia ou outro todos vamos precisar andar pelas ruas.

Os idosos são os que mais correm risco a pé. Dos 555 pedestres mortos, 195 tinham mais de 60 anos. O grupo é o segundo com mais vítimas (36% ante 45% entre 30 a 59 anos), mas é também o com menor população total. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em São Paulo existiam mais 1,3 milhões de idosos em 2010. Já o número de habitantes com idades entre 30 a 59 anos sobe para mais que o dobro: 4,7 milhões.

Ainda segundo o relatório, 23 idosos morreram estando no volante ou como passageiro de carros. Outros quatro morreram dirigindo motos e dois, bicicletas.

No total, foram registrados 1195 acidentes com mortes: 538 atropelamentos; 338 colisões entre veículos; 189 choques entre veículos e algo imóvel, como poste ou muro, e 130 por outros motivos.

O levantamento também analisou a ocupação mais comuns (comum) das vítimas. Em primeiro lugar estão aposentados e pensionistas (140 pessoas), seguidos de estudantes (110).

  • Cadastre-se e receba nossas novidades!